Correio Popular Notícia



POLÍTICA
Dez partidos se unem para tentar vencer Lurdinha nas eleições de Médici

Data da notícia: 2016-02-12 19:10:54
Foto:

(Da Redação) Eventos extraordinários revelam que já foi dada a largada para a corrida pela cadeira de prefeito (a) do município de Presidente Médici. Um fato excepcional na história das disputas eleitorais da municipalidade é a ?União? de ao menos uma dezena de siglas partidárias por um objetivo: tirar das mãos da atual prefeita Lurdinha do Sindicato (PT) a chefia do Executivo.

Denominado ?Grupão?, o conglomerado reúne políticos que eclodem de verdadeiros sepultamentos da carreira política com nomes que imprimiram tímido desempenho de gestão e experiências negativas sentidas pela comunidade. Há, contudo, pretensos ao cargo de prefeito que possuem boa aceitação do eleitorado e simpatia de lideranças partidárias de níveis estadual e nacional.

Sem convite à imprensa local, os políticos se reuniram pela segunda vez, no fim do mês de janeiro, para discutir o assunto, especialmente para tentar apurar um nome para o embate nas eleições. O cerne da estratégia é manter intacto o que chamam de ?Paredão?, para evitar a pulverização dos votos, o que beneficiaria a prefeita Lurdinha na possível busca pela reeleição.

Experientes políticos de Médici têm acompanhado o processo e avaliam que o comportamento dos meandros da atual política demonstra que a reeleição da atual prefeita é fato quase inevitável e que o embate com Lurdinha requer a fortificação de uma estrutura política jamais testada em qualquer eleição do município.

Procura-se um vice
Até o momento, o Partido dos Trabalhadores, o PT, de Médici não anunciou nenhum nome ou sigla para ocupar o cargo de vice-prefeito (a). O que se sabe é que, no grupo que vem prometendo ser adversário na disputa, há nomes que teriam se aproximado da petista em 2015, com a finalidade declarada de concorrer com vice.

À boca pequena, se sabe que a maioria dos nomes do tal Grupão tem o objetivo de valorização do passe, para testar a aprovação da massa eleitoral e, então, ?negociar? com o PT a pretensão ao cargo de vice-prefeito de Lurdinha. As informações são de que ao menos três vereadores, três ex-prefeitos e alguns empresários sonham com a vaga de vice da gestora.

Pretensos
Atualmente, estão declarados pré-candidatos os ex-prefeitos Antônio Geraldo da Silva (PDT), José Ribeiro da Silva (PMDB) e Gilson Borges (PV), os pecuaristas Marcio Paiol (PP) e Dilson Alencar (PSD). Destes, Antônio Geraldo e José Ribeiro precisam resolver atritos internos dos partidos que congregam, para conseguir registrar a candidatura. E Alencar se mantém firme e tem avisado que não abre mão de sair na ?cabeça?.


Partidos
Imposições de diretórios de partidos têm causado indigestão, decepção e animosidade entre políticos que não querem arriscar a disputa em lado contrário ao projeto de reeleição de Lurdinha. Um exemplo é o recente anúncio midiático de que Antônio Geraldo será candidato a prefeito. A decisão atropela o diretório municipal, que almeja o vice-governo ou manter o apoio à atual gestão.

Secretário municipal e presidente municipal do PDT, Rodrigo Costa, avisou que o diretório não aceita o que chama de ?empurrão? de Antônio Geraldo para as eleições. Ele garante que lançará o próprio nome a prefeito, caso a executiva regional insista com a decisão. Costa também é veemente ao afirmar que está pronto para ser vice-prefeito, caso Lurdinha aceite.

Outra situação semelhante existe no PMDB. Ocorre que, atualmente, grande parte dos correligionários líderes do partido aclama e aprova a atual gestão e não esconde o interesse pela manutenção do governo. Contudo, dois vereadores viraram oposição e se alistaram ao grupo adversário.

Já o peemedebista presidente da Câmara, vereador Gilmar Moura, não esboça ânimo em militar no projeto de derrubar a prefeita. O secretário municipal de Agricultura, também do PMDB, Fábio Moccelin, garante que o partido está ?rachado? e mantém boa parte dos correligionários ao lado da prefeita.

Ex-vereador por dois mandatos, o pemedebista Martinho Metralha também vem acompanhando os burburinhos políticos de Médici e faz observações: ?Eu já falei para eles, inclusive pra Lurdinha, que o único jeito de derrubar a prefeita é juntar todo mundo. O problema é que eles precisam se manter unidos e formar uma supernominata porque, hoje mesmo, com um só adversário seria suado ganhar da mulher?.

Com informações de Willian Luiz ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1330 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.